domingo, 31 de janeiro de 2010

Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade - 1989)


Sinopse: Em 1938, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) desta vez enfrenta os nazistas para salvar seu pai (Sean Connery) e encontrar o Santo Graal, o cálice sagrado.

Palavra do Cócaro: A MELHOR AVENTURA DOS DRS JONES!!! Sim no plural, o Dr Henry Jones e seu filho Dr Heny Jones Jr. Esse devia ser o último filme da saga, final perfeito dos cavalos correndo com o pôr do sol no fundo com a música tema tocado, até hoje me emociono com aquele final, é uns dos melhores finais que já no cinema!!! Descobrimos um pouco sobre o passado de Jones, incluindo o seu nome, Henry Jones Jr.; e Sean Connery como o pai dele, fantástico.
O que tornar as aventuras de Indiana Jones lendárias e não chatas ao rever ele gritando sobre o seu horror a cobras por três filmes?? Eu não acredito que quando meu pai vi esse filme no cinema, ele dormiu.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes (Sherlock Holmes - 2009)


Sinopse: Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan (Kelly Reilly). Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), por eles presos ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler (Rachel McAdams), uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda.
Palavra do Cócaro: É bom, mas ao mesmo tempo não é bom.Não vai ver com a imagem clássica do famoso detetive de Baker Street. Tem vários elementos que lembram a obra de Arthur Conan Doyle, tais como a governanta,a Sra. Hudosn, a Irene Adler, até se lembro bem a citação de seu irmão (Mycroft), e no final o começo da eterna batalha Holmes X Professor Moriarty e Mary Morstan,noiva de Watson.

Achei interessante ver que o Watson não vive sem Holmes e Holmes não vive sem Watson. Achei o final banal para a história que o filme apresentava, mas gostei do filme. Robert Downey Jr. quase imitou o jeito de Tony Star,até imitou sim. Mas vale apresentar a essa nova geração o detetive inglês.

OBS:Sherlock Holmes é o personagem com mais aparições no cinema. 223 filmes ao total,sendo o primeiro em 1905.

Os Caçadores da Arca Perdida (The Raiders Of The Lost Ark- 1981)

Sinopse: Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras conteria "Os Dez Mandamentos" que Moisés trouxe do Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.
Palavra do Cócaro: Se o cinema já produziu o maior aventureiro de todos os tempos o seu nome é Indiana Jones. Todo em Indiana Jones esta na história no cinema: a pedra rolando,a música tema e é claro a sombra do nosso aventureiro.
É o filme ideal para amantes das aventuras exibidas nos cinemas na década de 30/40. O papel caiu como uma luva para Harrison Ford, o nosso eterno Dr. Jones. O filme segue a linha: os mocinhos estão ganhando/perdendo/ganhando/perdendo.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Caindo na Estrada (Road Trip - 2000)


Sinopse: Josh (Breckin Meyer) está em sérios apuros. Uma fita de vídeo que mostra Josh traindo sua namorada foi enviada, por engano, para sua namorada. Agora Josh e mais três amigos precisam partir numa louca viagem, de Nova York até Austin, no Texas, a fim de recuperar a comprometedora fita de vídeo e salvar seu relacionamento.

Palavra do Cócaro: Insônia, foi graças a ela e também porque não tinha nada para fazer ou ver na TV que assisti esse filme. Não estou dizendo que seja ruim, é bacana para se divertir e ver poucas vezes.

Tem o eterno Stifler,que na minha opinião, repetiu o papel mas com um pouco de controle. O que roubou as cenas foi o Kyle, só olhava a cara dele para rir. Esse filme me vez lembrar de um outro que um cara tem que atravesar o país para não deixar a namorada ler uma carta que tava no SBT.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Exterminador do Futuro (The Terminator - 1984)


Sinopse: Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um andróide (Arnold Schwarzenegger) com a missão de matar a mãe (Linda Hamilton) daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante (Michael Biehn) para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.

Palavra do Cócaro: Finalmente assisti o primeiro filme dessa história fantástica saída da cabeça de James Francis Cameron. Esse cara é F****!!! Criou essa história sobre viagens no tempo, mas não viagens loucas, viagem "real". Será que ele usou os seus conhecimentos adiquiridos na faculdade de física para escrever esse roteiro. Eu não achei nenhum furo, tudo esta bem explicado e ligado. Não importa quantas vezes que você volta no tempo e tenta mudar a hist
ória,o universo vai fazer de tudo para corrigir a falha temporal, e ele aproveita essa teoria para criar a história da preseguição do "exterminador" atrás da lendária Sarah Connor. Efeitos, hoje ultrapassados, mas fico imaginando na época, tudo bem que o orçamento foi baixo, mas serviu para levantar a carreira do então iniciante James Cameron.

Gostei do filme, assim como gostei do segundo filme, serve para um bom divertimento para quem gosta de ficção e ação. O que é a cena que o Reese esta falando para a câmera, igual a Sarah no 2, assim como muitas outras partes do filme.

No filme me surgiu muitas perguntas loucas, como: Reese volta no tempo para deter o "exterminador" mandado por John Connor para salvar Sarah Connor, mas se o "exterminador" tivesse matado Sarah Connor, teria guerra mas não a missão de matar John Connor, pois ele não existe, então não haveria um "exterminador" em 1984. Viagem

OBS: Avatar bateu o recorde de bilheteria do Titanic, se tornando o filme mais lucrativo da história.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom - 1984)



Sinopse:
Em 1935, Indiana Jones (Harrison Ford), após de escapar de uma confusão num cabaré na China, acompanhado de um esperto assistente Short Round (Jonathan Ke Quan) e da histérica e tresloucada cantora Willie Scott (Kate Capshaw), vai parar na Índia e tem que recuperar as mágicas Pedras de Shankara, roubadas por um feiticeiro chamado Mola Ram, líder da Seita Tugie e escondidas no Palácio Pankot. Alem disto, tem que libertar uma aldeia onde ele faz sacrifícios humanos e escraviza crianças.

Palavra do Cócaro: Um super clássico direto dos anos 80. Quem ao ver quando criança aos filmes do Indiana Jones não quis pegar um chicote e um chapéu e sair pelo mundo? O Dr. Jones é o meu motivo a estudar arqueologia, área que quero estudar na faculdade.

Da trilogia, é o que eu considero mais fraco e ao mesmo tempo mais sombrio. O interessante é que esse segundo filme se passa antes do primeiro, e vários elementos devemos esquecer, quais como os nazistas e a universidade.Ao terminar o filme, me pergunto que fim levou Short Round, nos outros filmes????

É um filme ruim?Não.É um filme bom? Não. Mas é um bom passa tempo, por ser Indiana Jones.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society - 1989)


Sinopse: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Palavra do Cócaro: CARPE DIEM!!! Um filme fantástico e a Globo coloca no Corujão de sábado,é mole??? É um filme que todos devem ver. O ruim de ver na Globo é a dublagem. Todos pensam que Robin Williams é o ator principal do filme, mas eu acho que ele esta atuando como um mestre de cerimônias, apresentando a "Sociedade dos Poetas Mortos". Vale notar os dois poetas mortos Todd Anderson e Neil Perry. Neil vive o filme todo o sentimento de Carpe Diem,o que leva a fazer algo que não irei contar aqui,mas leva Todd a enfrentar os seus próprios medos.

John Keating é aquele professor ideal, ele ensina os alunos a pensarem por si próprios, não a pensa como os livros mandam, e a seguirem suas paixões individuais e, principalmente, a tornar suas vidas extraordinárias. Ele é um dos motivos para eu seguir o caminho de ensinar.Por isso que esse filme tem tanto o meu carinho. Assim que começar a ensinar História, espero seguir os passos de John Keating.

Curiosidade: O ator que faz Neil Perry é o mesmo que faz o Dr. James Wilson da série House.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Hook - A Volta do Capitão Gancho (Hook - 1991)


Sinopse:
Aos quarenta anos Peter Banning (Robin Williams), que um dia já foi Peter Pan, é um homem tão envolvido com o trabalho que deixou de dar atenção à família e esqueceu a sua origem. Mas o Capitão Gancho (Dustin Hoffman) seqüestra seus filhos, obrigando-o a retornar a Terra do Nunca.

Palavra do Cócaro: O que teria acontecido com Peter Pan se ele torna-se um adulto??? Steve Spielberg pegou a história que todas crianças sabem e muda totalmente. A lendária criança que não quer crescer, cresceu e esqueceu que um dia ele voava e lutava com piratas. Eu sou suspeito de falar sobre esse filme, pois eu adorava quando criança e agora eu tive a oportunidade de adquirir e assistir esse filme. Foi o primeiro filme que vi com Robin Williams, e a pouco tempo descobri que o temido Capitão Gancho é Dustin Hoffman, que roubou a cena em todas que aparecia. Estou escrevendo esse texto ouvido a música "Flight To Neverland",música tema do filme, que ao ouvir me leva a Terra do Nunca. Falando em Terra do Nunca, a maneira que foi tratada no filme é sem palavras. É conhecido pelo público que Spielberg é fã de Peter Pan, deve ser por isso que ele tratou com tanto carinho o filme, é possível notar esse carinho.

A trilha é sem palavras. A cena que Peter se lembra que ele é o Pan, ao ouvir a música e ver ele voando pela Terra do Nunca, ao ver hoje com 22 anos, senti meus olhos se encheram de lágrimas, foi lindo como foi trabalhada essa cena, e também descobre o porque Peter Pan cresceu, ele queria ser pai,pois era esse o seu pensamento feliz.

Ao terminar de ver o filme, espero que todos pensam como eu que sempre devemos ter nossas crianças interiores sempre a mostrar. Esse foi o maior texto que escrevi, mas não conseguido deixa o meu sentimento que tenho por esse filme.

"Viver é a maior aventura"


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dois Perdidos Numa Noite Suja (Dois Perdidos Numa Noite Suja - 2003)


Sinopse: Nova York, 2001. Paco (Débora Falabella), que é uma mulher que se chama Rita mas odeia ser assim chamada, tinha feito sexo oral com um "cliente" em um banheiro público. A situação saiu do controle, pois ele descobriu que Paco era uma mulher e ficou violento, e apenas não não piorou devido à interferência de Tonho (Roberto Bomtempo), que limpava o local e deixou o "cliente" desacordado. Paco aproveita a situação para roubá-lo, mas como tinha feito Tonho perder o emprego divide com ele o dinheiro. Eles então descobrem que ambos são brasileiros. Tonho, com saudades de falar português, convida Paco para ficar no seu "apartamento", que é na verdade um galpão abandonado. Tirando o fato de serem estrangeiros eles nada têm em comum. Enquanto Paco é uma pessoa bem determinada e agressiva, Tonho é humilde, mas está cansado de subempregos e quer voltar para o Brasil. Paco por sua vez sonha alto e quer se tornar uma mega popstar. Por falta de opção e necessidade eles vivem um cotidiano infernal, no qual Paco agride verbalmente Tonho praticamente o tempo inteiro. Esta convivência forçada de dois imigrantes que vivem à margem da sociedade irá revelar gradativamente a falta de esperança por uma vida mais digna.

Palavra do Cócaro: Mais uma vez irei reclamar da Rede Globo por colocarem esse filme altas horas. É o Tonho é o fiel retrato do brasileiro que sonha com o "sonho americano". A Débora Falabella esta perfeita no filme, há momento que esqueço que é uma mulher o papel do Paco, e
la conseguiu sair daquele mesmo papel que faz inumeras vezes das novelas da Rede Globo. O filme te segura até o final, e tu fica pensando em vários finais durante o filme chega na reta final. Recomendo a assistir esse filme. Uma curiosidade pessoal, nunca vi tantos filmes nacionais em pouco tempo, já era hora do cinema nacional fazer boas produções.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sunshine Cleaning (Sunshine Cleaning - 2009)


Sinopse: Rose Lorkowski (Amy Adams) é uma mãe solteira que ganha a vida limpando casas. Ela olha suas ex-colegas de escola curtindo festas e vivendo em grandes propriedades com piscina e pergunta a si mesma o que ela fez de errado para ter uma vida tão diferente. Sua irmã mais nova, Norah (Emily Blunt) vive com o pai, Joe (Alan Arkin) e trabalha como garçonete – mas odeia o que faz. Quando o filho de Rose, Oscar (Jason Spevack), tem mais um problema de comportamento na escola pública em que estuda, Rose resolve tirá-lo de lá. Para pagar as contas de uma escola particular ela convoca a irmã, que recentemente perdeu o emprego, para que as duas comecem a trabalhar no ramo de limpar propriedades onde pessoas foram encontradas mortas.

Palavra do Cócaro: Mais um filme independente a pegar pesado no elenco. Amy Adams esta querendo se mostrar que não é apenas um rostinho bonitinho,e esta conseguindo isso. Quem viu ela no "Encantada" não a reconhece nesse filme. Tem gente que compara esse filme com a "Pequena Miss Sunshine", mas tem os seus motivos:
1° o personagem do avô é o mesmo ator que faz o avô da Olive;
2° ambos tem o tema do suicido
3° a van pode lembrar a kombi
4° a família que nada dar cedo
5° A Rose vive repetido os mantras de auto-ajuda assim como o pai de Olive fazia no seu negócio

Pergunta minha: será que esse filme vai chegar nos cinemas brasileiros??? Ou melhor, chegar aqui na minha cidade, Porto Alegre??

domingo, 10 de janeiro de 2010

O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow - 2004)


Sinopse: A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo.

Palavra do Cócaro: Estava na casa de um casal de amigos, quando passou esse filme na Temperatura Máxima e eu o revi mais uma vez. Eu não gosto do filme, apesar de achar bacanas os efeitos especiais. Os seus dois últimos filmes , Roland Emmerich, esta fazendo esses filmes com lição de moral em relação aos nossos cuidados com a natureza (o último filme dele foi a bomba do "2012"). No "Dia...", achei uma viagem Jack conseguir ir até Nova York e acha o filho. Vale lembra que na versão dublada o vice presidente americano esta com a voz do Wolverine.

O que achei interessante foi ver a fronteira do México sendo "invadida" pelos americanos. Duas grandes criticas no filme: o aquecimento global e as "invasões" mexicanas no solo americano, e gostei do PODEROSO Estados Unidos precisar pedi ajuda aos chamados países de "3° Mundo".

É interessnte que eles apresentam nos dias de hojes os efeitos que iremos ver ao vivo com a Terra por causa dos "cuidados" que estamos tendo com a natureza.

Prenda-me Se For Capaz (Catch Me If You Can - 2002)


Sinopse: Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso antes 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.

Palavra do Cócaro: É um filme bacana, não é uma obra-prima de Spielberg, nem se parece com um filme dele, a única coisa que tem como qualquer obra dele é a trilha sonora de John Williams, que está presente nos créditos de abertura. A música é bem o estilo cão-e-gato, como o filme se torna. Leonardo DiCaprio esta bem como Frank desde o começo,e interessante notar que Frank queria apenas voltar a vida que ele tinha quando jovem. Tom Hanks esta bem como o agente que vive somente para o serviço.

O bom do filme é o jogo eterno cão-gato ou DiCaprio-Hanks, que não se torna chato durante as mais de 2 horas.Spielberg consegue fazer um filme leve depois das suas obras-primas sobre a II Guerra Mundial e sem os grandes efeitos especiais. Recomendo a verem esse filme,já vi várias vezes e não ficou chato, ainda.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Atos que Desafiam a Morte (Death Defying Acts - 2007)


Sinopse: Harry Houdini (Guy Pearce) é um astro internacional e sua incrível habilidade de contornar a realidade encanta audiências do mundo todo. Isolado pela fama e mergulhado em arrependimento, Houdini lança um desafio com o pagamento de uma alta recompensa para aquele que descobrir as últimas palavras de sua falecida mãe. Sua determinação o leva a ser alvo de vários golpistas. Entre eles, Mary McGregor (Catherine Zeta-Jones) e sua filha Benji (Saoirse Ronan), que aparentam possuir grandes poderes sobrenaturais, mas que na verdade têm motivos bem diferentes para cativar um relacionamento com o famoso mágico.

Palavra do Cócaro: Teve muitas,mas muitas colheres de açúcar. A história de Harry Houdini é digna de um filme, mas um filme sério. Catherine Zeta-Jones no filme é mais um rostinho bonito e achei desnecessario a história do romance. E apenas 97 min um filme sobre Harry Houdini!!?? Hollywood tem que filmar a história esse mágico. E o que são aqueles olhos da Saoirse Ronan? Que coisa de louco, aquele azul.