sábado, 27 de fevereiro de 2010

Up Altas Aventuras (Up - 2009)


Sinopse:Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.
Palavra do Cocaro: O que eu posso falar de ''Up''. O que a Pixar/Disney tem? A parceira delas so fizeram filmes otimos. O "Up" mexeu comigo de uma maneira unica, pois recentemente meu avo morreu, e o Carl mesmo contra a sua vontade virou um baita avo para o Russel. As cenas iniciais nao era o que eu estava acostumado a ver nos desenhos da Pixar, tocar no assunto de aborto e morte logo nos primeiros dez minutos de filme, mas tocaram de uma maneira fantástica.
Será que essa dupla indicação ao Oscar e justa? Sem dúvida ganha a Melhor Animação, mas a indicação a ''Melhor Filme'' é justa? Seria ''Up'' divisor de aguas em conceito de animação da Pixar?

O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose - 2005)


Sinopse: Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). Porém Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa, aceita pegar a defesa do padre Moore em troca da garantia de sociedade em uma banca de advocacia. À medida que o processo transcorre o cinismo e o ateísmo de Erin são desafiados pela fé do padre Moore e também pelos eventos inexplicáveis em torno do caso.
Palavra do Cócaro: "Baseado em uma história real..." são palavras perigosas em filmes. Nesse caso, as poucas mudanças foram os nomes e os lugares. Achei bacana o filme, passaram o filme inteiro discutindo a tão famosa "Questão da Fé".

Só ficou a famosa duvida, "isso tudo foi real???"

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tá Rindo do Que? (Funny People - 2009)


Sinopse: George Simmons (Adam Sandler) é um popular comediante, que descobre que possui uma doença sanguínea incurável. Devido a ela, George tem apenas mais um ano de vida. Ira Wright (Seth Rogen) é um comediante em ascensão, que tem dificuldades em dissociar seus personagens dele próprio. George e Ira têm uma característica em comum: não possuem amigos próximos. Uma noite eles se conhecem quando farão apresentações no mesmo local. George contrata Ira para ser seu assistente pessoal, abrindo seus shows. Logo eles se tornam amigos, com George ensinando a Ira como conduzir o público do palco e Ira ajudando-o a encontrar seu legado.

Palavra do Cócaro: Pela primeira vez vejo Adam Sandler num papel sério onde não força ser engraçado, e gostei mesmo dele como George Simmons. Seth Rogen é o próximo "cara fixo em comédia", é um baita comediante que tem futuro.

Achei o filme, muito parado, mas gostei, pois sou fã desse universo de "stand up comedy" desde que vi pela primeira vez "Seinfeld", adorei as pequenas homenagens que fizeram para o stand up que na minha opinião é o tipo de comédia mais difícil de fazer.

Vale a pena ver o filme, vale mas não espera que Adam Sandler vai fazer graçinha pois ele esta muito par abaixo o filme todo.

Como odeio as traduções dos títulos em português. "Funny People" virou "Tá Rindo do Que?", como assim?!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Trovão Tropical (Tropic Thunder - 2008)


Sinopse: Tugg Speedman (Ben Stiller), Jeff Portnoy (Jack Black) e Kirk Lazarus (Robert Downey Jr.) são superastros de Hollywood contratados para protagonizar a superprodução Trovão Tropical, sob a direção do cineasta inglês Damien Cockburn (Steve Coogan). Trata-se da adaptação da autobiografia do veterano 4 Folhas Tayback (Nick Nolte), na qual descreve os horrores pelos quais passou na Guerra do Vietnã. A equipe viaja às locações originais a fim de filmar o drama de guerra, mas os egos dos atores não facilitam muito. Para tentar controlar sua equipe e levar adiante o projeto financiado pelo estúdio de Les Grossman (Tom Cruise), o diretor leva seus atores ao meio da floresta para dar um ar de realidade às filmagens.

Palavra do Cócaro:2008 foi o ano de Robert Downey Jr!!!!! Teve o "Homem de Ferro", que ele ficou Tony Star,para não dizer perfeito,e depois "Trovão Tropical". Consegui dar várias risadas durante o filme, mas é totalmente non sense. Faltou algo no Jack Black,ou ele esta perdendo a graça.Ben Stiller é o cara para comédias, ele é muito bom. Tom Cruise nem parece Tom Cruise, adorei ele no filme.

É uma ótima sátira desse filmes de guerra americanos. Foi perfeito o começo do filme, com os "trailers fakes" dos filmes de Tugg Speedman, Kirk Lazarus e Jeffy Portnoy.

Peço uma ajuda de vocês,se acharam o "Beco de Satan" com Kirk Lazarus me avise. Vale lembrar que Robert Downey Jr concorreu ao Oscar por esse papel, que roubou o filme que indicava ser mais um filme que Ben Stiller seria o principal.

Mais um vez elogiando Downey: ROBERT DOWNEY JR DE NEGRÃO!!!HAHAHAHAHAHAHAHAHA

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Leitor (The Reader - 2008)


Sinopse: Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.
Palavra do Cócaro: Gostei e ao mesmo tempo não gostei. Achei o clima muito depressivo e aquele clima de vergonha o tempo todo,vergonha do Michael por ter tido um caso com Hanna, e a Hanna vergonha de algo que não direi pois estragará o final do filme. Dos indicados naquele ano, a Kate Winslet era a melhor opção (tirando Merly Streep), e Ralph Finnes sempre com aquela cara de estátua, prefeita como Lord Voldemort, mas não para esse tipo de filme.
Gostei de ver a participação de atores alemãs, mostrando que não é só em Hollywood se faz cinema. O diretor, o cavaleiro do império britânico Stephen Daldry, esta acostumado a dirigir dramas pesados, alguém aí se lembra das "Horas"???
O que gostei do filme foi a questão do julgamento dos oficiais nazistas. E faz nos perguntam várias coisas como :Será que na época que ocorreram as grandes matanças, os alemães sabiam quem estava morrendo? E se soubessem, porque ficaram quietos? O quando vale a pena guarda um segredo ? Quando vale a verdade?
Vale lembrar que Kate Winslet ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2009 por esse filme.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Helio Cócaro (17/09/1931 - 27/01/2010)


Hoje não irei falar sobre filmes, mas sim de um acontecimento pessoal. Recente a familia Cócaro, perdeu o seu patriarca Helio Cócaro, que faleceu na manhã do dia 27 de janeiro na frente da sua filha. Ele era nada menos que meu avô, mais do que um avô era e é o meu segundo pai.

Sempre presente para ajudar qualquer um da família, e por muitos anos colocava a família na frente até da sua vida pessoal. Trabalhava na policia e no tempo livre dirigia ônibus, vendo os seus filhos quase nunca.Seus filhos são Miriam e Rogério, ou minha tia e meu pai.

Veio cedo de Santiago/RS para tentar a sorte na "cidade grande",e deu certo, conseguiu construir uma família e um bom patrimônio para quem não tinha nada. Mas sempre iremos nos lembrar dele limpando o seu carro ou suas ferramentas. Mas eu sempre me lembrarei da constante vigilância dele quando saia para brinca no condomínio que morava ou na casa da praia.

Não porque era meu avô, mas ele era um exemplo de cidadão,sempre correto. Mesmo sendo fumante, nunca deixou os netos ver ele fumando.

Faleceu em decorrencia do Mal de Alzheimer.

Meu outro avô,pai da minha mãe, faleceu quando ela tinha 6 anos, então não conheci meu avô,o Helio fez de tudo para ocupar esse espaço na familia, a minha falta de um avô e a falta de um pai para minha mãe.

Ele foi cremado,e suas cinzas descansam no Jardim Saint-Hillare em Viamão. O velório foi, digamos que público, mas na hora das cinzas foi um cerimônia apenas para a familia.


"Coquinha" sentirei saudades eternas.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada (Casper - 1995)


Sinopse: Um "terapeuta de fantasmas" (Bill Pullman) chega em uma sombria mansão acompanhado de sua filha (Christina Ricci). Ele foi contratado por uma milionária (Cathy Moriarthy), que pretende exorcizar os fantasmas do local para assim poder obter um tesouro escondido no casarão. Mas os fantasmas não querem a presença de "humanos", com exceção de um bom fantasma, que deseja fazer um amigo.

Palavra do Cócaro: Momento para lembrar da minha infância, dos domingos no cinema com papai.Esse filme tem um carinho especial ao ser feito, não sei se é porque o Gasparzinho queria um amigo mas não conseguia por ser diferente, a grande maioria das crianças se sente assim, ser diferente.Os efeitos da ILM são ótimos para a época e ainda continua aquela magia de quando eu vi no cinema. E a música de James Horner, a "One Last Wish", que linda.

Esse filme tem um carinho do começo ao fim. É um eterno clássico da Sessão da Tarde.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Favoritos ao Oscar por Lucas Cócaro

Desde o ano de 2000, não perco a cerimônia do Oscar e faço uma lista com os meus favoritos ao prêmio, No Oscar de 2006, cheguei a bater boca, com um funcionário de locadora sobre quem ganharia.

Então colocarei aqui os meus favoritos e o porque:
Melhor Maquiagem: Star Trek
Porque: Olha só os "ET", que coisa de louco a maquiagem perfeita deles. É a segunda indicação de Star Trek nesse prêmio, a primeira foi no 8º filme da série.

Melhores Efeitos: Avatar
Porque: E eu preciso falar???

Melhor Edição: Bastardos Inglórios
Porque: Tudo bem que não é um filme estilo Tarantino na história, pois a linha temporal é respeitada e não fica voltando no tempo como os outros filmes dele. Quando eu vi no cinema a cena da estreia do filme "Orgulho da Nação", eu tive um orgasmo cinematográfico, Tarantino nunca fez uma montagem com aquela da guria saindo do escritório e indo até o saguão do cinema.

Melhor Figurino: O Imaginário do Dr. Parnasuss
Porque: Eu também apostaria na "Coco antes de Chanel", mas o "Dr Parnassus" é uma viagem louca, com um figurino próprio,criado para o filme.

Melhor Fotografia: Avatar
Porque: A fotografia em Pandora é muito perfeita. Tudo bem, eu sei que é digital,mas mesmo assim poderia ficar grosseira,mal feita, mas esta perfeita.

Melhor Edição de Som: Avatar
Porque: Assistem!!!

Melhor Mixagem de Som: Avatar
Porque: Porque sim!!!

Melhor Roteiro Adaptado: Amor sem Escalas
Porque: Não o vi, mas todos estão comentado sobre esse filme, coisas boas e é o grande favorito, mas também podemos ter uma surpresa com "Preciosa"

Melhor Roteiro Original: Bastardos Inglórios
Porque: Um palavra: TARANTINO. Nas duas últimas décadas Tarantino mostrou que o roteiro não é só história e sim diálogo.Quem não se lembra do inicio de "Cães de Aluguel" sobre Like a Virgin.

Melhor Animação: Up - Altas Aventuras
Porque: Por ser uma animação da Pixar/Disney. Devo dizer que também acho que "A Princesa e o Sapo" tem chances por ser uma animação "normal" da Disney. Esse prêmio foi criado especialmente para a Disney e acho que "Up" não deveria concorrer a Melhor Filme, pois já concorre a Melhor Animação.

Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz
Porque: Quem viu "Bastardos Inglórios" sabe o motivo. Ele tornou o col. Has Landa um dos vilões mais poderosos na história do cinema.

Melhor Atriz: Sandra Bullock
Porque: só quero ver como Sandra vai reagir ao ganhar de Meryl Streep,e como será o seu discurso. Será que vai incorporar Cuba Gooding Jr.

Melhor Ator: Morgan Freeman
Porque: Quem assistiu o filme dele, pode notar que ele incorporou Nelson Mandela, e também já é hora de Morgan ganhar esse prêmio mais do que merecido para ele.

Melhor Diretor: James Cameron
Porque: Mais do que merecido por "Avatar". Prometeu um grande filme e conseguiu. Só ele para bater o seu próprio recorde.

Melhor Filme: Avatar
Porque: Duas palavras: JAMES CAMERON!!! Eu imagino ele no palco gritando: "I AM KING OF UNIVERSE!!!"

Os prêmios com certeza vão para "Avatar" mais do que merecido.
Algumas categorias não coloquei aqui, porque tem filmes que nunca vi nada,e não posso opiniar nada sobre eles sem ter visto.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Exterminador do Futuro - A Salvação (Terminator Salvation - 2009)

Sinopse:2018. John Connor (Christian Bale) é designado para liderar a resistência humana ao domínio das máquinas, coordenadas pela Skynet e seu exército de exterminadores. Um dia surge Marcus Wright (Sam Worthington), cuja última memória que possui é de estar no corredor da morte. Connor precisa descobrir se Wright foi enviado do futuro ou resgatado do passado, ao mesmo tempo em que a Skynet prepara seu ataque definitivo.

Palavra do Cócaro: Finalmente aparece John Connor lutando.Mas ainda não é O JOHN CONNOR que esperamos ver como Salvador da Humanidade que esperamos ver em "O Exterminador do Futuro". Para quem viu todos, vai ver que o roteiro é as "frases clássicas" mais cenas de altos efeitos especiais. Achei o filme fraco, e Christian Bale pode ser o Batman/Bruce Wayne mas não o John Connor. O ruim, quando assisti o filme, me lembrei de uma teoria sobre esse tipo de viagens, o futuro nunca muda, então John Connor estaria vivo e bem em 2032 para mandar Kyle Reese, que também estará bem, no passado. Então o filme foi mais um passa tempo, pois já sabia o final.

Adorei ver a fabricação do T-800 com a cara do Schwarzenegger. Baita homenagem nerd.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Oscar 2010

Na manhã do dia 2/2 foi anunciado os indicados para o prêmio máximo do cinema: Óscar. A premiação será no dia 7 de março. Não foi surpresa "Avatar" receber a indicação de Melhor Filme e Diretor. Certamente "Avatar" ganhará em efeitos especiais e visuais. Abaixo a lista dos indicados:

MELHOR FILME

“Avatar”
“O Lado Cego”
“Distrito 9″
“Educação”
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“Preciosa”
“Um Homem Sério”
“Up – Altas Aventuras” (2° desenho da história a concorrer como Melhor Filme, o primeiro foi "A Bela e a Fera)
“Amor Sem Escalas”

MELHOR ATOR

Jeff Bridges, por “Coração Louco”
George Clooney, por “Amor Sem Escalas”
Colin Firth, por “Um Homem Sério”
Morgan Freeman, por “Invictus”
Jeremy Renner, por “Guerra ao Terror”

MELHOR ATRIZ

Sandra Bullock, por “O Lado Cego”
Helen Mirren, por “The Last Station”
Carey Mulligan, por “Educação”
Gabourey Sidibe, por “Preciosa”
Meryl Streep, por “Julie e Julia”

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Matt Damon, por “Invictus”
Christopher Plummer, por “The Last Station”
Stanley Tucci, por “Um Olhar do Paraíso”
Christoph Waltz, por “Bastardos Inglórios”
Woody Harrelson, por “O Mensageiro”

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Penélope Cruz, por “Nine”
Vera Farmiga, por “Amor Sem Escalas”
Maggie Gyllenhaal, por “Coração Louco”
Anna Kendrick, por “Amor Sem Escalas”
Mo’Nique, por “Preciosa”

MELHOR DIRETOR

Kathryn Bigelow, por “Guerra ao Terror”
James Cameron, por “Avatar”
Lee Daniels, por “Preciosa”
Jason Reitman, por “Amor Sem Escalas”
Quentin Tarantino, por “Bastardos Inglórios”

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Mark Boal, por “Guerra ao Terror”
Quentin Tarantino, por “Bastardos Inglórios”
Oren Moverman e Alessandro Camon, por “The Messenger”
Joel e Ethan Coen, por “Um Homem Sério”
Bob Peterson e Pete Docter, por “Up – Altas Aventuras”

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Neil Blomkamp e Terri Tatchell, por “Distrito 9″
Nick Hornby, por “Educação”
Jesse Armstrong, Simon Blackwell, Armando Iannucci e Tony Roche, por “In The Loop”
Geoffrey Fletcher, por “Preciosa”
Jason Reitman e Sheldon Turner, por “Amor Sem Escalas”

MELHOR FOTOGRAFIA

“Avatar”
“A Fita Branca”
“Harry Potter e o Enigma do Príncipe”
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”

MELHOR EDIÇÃO

“Avatar”
“Distrito 9″
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“Preciosa”

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

“Avatar”
“O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus”
“Nine”
“Sherlock Holmes”
“The Young Victoria”

MELHOR FIGURINO

“Bright Star”
“Coco Antes de Chanel”
“O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus”
“Nine”
“The Young Victoria”

MELHOR MAQUIAGEM

“Il Divo”
“Star Trek”
“The Young Victoria”

MELHOR TRILHA SONORA

“Avatar”
“O Fantástico Sr. Raposo”
“Guerra ao Terror”
“Sherlock Holmes”
“Up – Altas Aventuras”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

“Coração Louco”
“Faubourg 36″
“Nine”
“A Princesa e o Sapo”

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

“Avatar”
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“Star Trek”
“Up – Altas Aventuras”

MELHOR SOM

“Avatar”
“Guerra ao Terror”
“Star Trek”
“Up – Altas Aventuras”
“Bastardos Inglórios”

EFEITOS VISUAIS

“Avatar”
“Distrito 9″
“Star Trek”

MELHOR ANIMAÇÃO

“Coraline”
“O Fantástico Sr. Raposo”
“A Princesa e o Sapo”
“O Segredo de Kells”
“Up – Altas Aventuras”

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

“Ajami” (Israel)
“A Fita Branca” (Alemanha)
“El Secreto de Sus Ojos” (Argentina)
“Um Profeta” (França)
“La Teta Asustada” (Peru)

MELHOR DOCUMENTÁRIO

“China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province”
“The Last Campaign of Governor Booth Gardner”
“The Last Truck: Closing of a GM Plant”
“Królik po berlinsku”
“Music by Prudence”

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

“French Roast”
“Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty”
“La Dama y La Muerte”
“Logorama”
“Wallace and Gromit in ‘A Matter of Loaf and Death’”

MELHOR CURTA-METRAGEM

“The Door”
“Istället för abrakadabra”
“Kavi”
“Miracle Fish”

“The New Tenants”