quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Leitor (The Reader - 2008)


Sinopse: Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.
Palavra do Cócaro: Gostei e ao mesmo tempo não gostei. Achei o clima muito depressivo e aquele clima de vergonha o tempo todo,vergonha do Michael por ter tido um caso com Hanna, e a Hanna vergonha de algo que não direi pois estragará o final do filme. Dos indicados naquele ano, a Kate Winslet era a melhor opção (tirando Merly Streep), e Ralph Finnes sempre com aquela cara de estátua, prefeita como Lord Voldemort, mas não para esse tipo de filme.
Gostei de ver a participação de atores alemãs, mostrando que não é só em Hollywood se faz cinema. O diretor, o cavaleiro do império britânico Stephen Daldry, esta acostumado a dirigir dramas pesados, alguém aí se lembra das "Horas"???
O que gostei do filme foi a questão do julgamento dos oficiais nazistas. E faz nos perguntam várias coisas como :Será que na época que ocorreram as grandes matanças, os alemães sabiam quem estava morrendo? E se soubessem, porque ficaram quietos? O quando vale a pena guarda um segredo ? Quando vale a verdade?
Vale lembrar que Kate Winslet ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2009 por esse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário